Bullying na escola
Lugar de fazer amigos e crescer junto é a escola, além dos estudos os alunos conversam, riem e brincam juntos. Porém, muitas vezes não é o que aparenta. No mundo todo, médicos, psicólogos, pais e educadores estão preocupados com a violência que há entre os adolescentes, o que os especialistas chamam de bullying, palavra que no inglês quer dizer atormentar, perseguir, humilhar e zoar.
Esse assunto é tão sério que é lei, como no artigo 5º da Constituição Federal de 1988, diz que: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, e à propriedade.
E ainda o artigo 17 do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, afirma que: o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
Atualmente a violência física é um mal que amedronta a todos. Porém, há outro tipo de violência mais silenciosa e cruel que na maioria das vezes é banalizada e vista como brincadeira de crianças, mas a brincadeira bullying pode causar traumas profundos.
O bullying vem sendo estudado em todo o mundo. Há pouco mais de três décadas os países escandinavos e a Suécia interessaram-se pelo tema que causava vítimas e agressores. No Brasil, o estudo chegou ao final da década de 1990 e início de 2000.
Os apelidos pejorativos que causam discriminação geram violência física e até mesmo o suicídio. Importante compreender que as práticas de bullying podem ser geradoras de outras violências e pode ser constituído de maneira direta e indireta, conforme os estudos de Chalita (2008):
O bullying direto é mais comum entre agressores do sexo masculino, com atitudes mais frequentes de xingamentos, empurrões, murros, chutes e apelidos ofensivos e repetidos.
O bullying indireto é mais comum entre as meninas e crianças menores, levando a vítima ao isolamento social, pois ocorre difamação, boatos cruéis, fofocas e intrigas, rumores degradantes sobre a vítima e familiares, entre outros.
Os meios de comunicação são muito usados nessa prática, é o bullying virtual ou cyberbullying, que é realizado por mensagens de correio eletrônico, torpedos, blogs, fotoblogs, e sites de relacionamento, sempre anônimos.
Sugestão
Para um melhor esclarecimento sobre cyberbullying, acesse o link abaixo e assista ao vídeo: “Cyberbullying – Criança mais segura na Internet”.
O bullying pode ocorrer:
· No ensino fundamental;
· No ensino médio;
· Em universidades;
· Grupos de jovens;
· Em todos os países.
Os efeitos do bullying podem ser:
· Problemas de saúde como depressão, ansiedade, gastrites, dores diversas, medos;
· Problemas de relacionamento;
· Abuso de drogas e álcool;
· Autoafirmação;
· Suicídio chamado de bullycidio.
Os efeitos que causa em uma escola são:
· Elevado índice de evasão escolar;
· Rotatividade no quadro de funcionários;
· Falta de respeito pelos professores;
· Muitas faltas por motivos menores;
· Porte de armas pelas crianças para se protegerem;
· Ações na justiça contra a escola e contra a família do agressor.
Quanto aos apelidos tanto podem ser uma forma carinhosa de chamar as pessoas que querem bem, fazendo a pessoa se sentir amada e querida, quanto uma forma ofensiva, que é a forma cruel de chamar as pessoas com intenção de ridicularizar, humilhar, agredir, discriminar o outro. Por isso, não se pode achar que é brincadeira uma ação que só um lado se diverte enquanto o outro sofre. Brincadeira acontece apenas quando todos se divertem juntos. Nesse sentido Toquinho, Antonio Pecci Filho, em 1987, compôs com Elias Andreto a música “Gente tem sobrenome” para retratar o 3º princípio da Declaração Universal dos Direitos das Crianças que é diz: “A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade”.
Sugestão
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo: “Gente tem sobrenome – Toquinho”
A música destaca o princípio da cidadania, independente de cultura, religião, etnia, enfatizando o direito de todos em ter nome e sobrenome.
LEITURA COMPLEMENTAR
PROJETO DE LEI Nº 6.481/09 DE 2009 – BULLYING
Art. 3º Entende-se por "bullying" a prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima, tais como:
I - promover a exclusão de aluno do grupo social;
II - injuriar, difamar ou caluniar;
III - subtrair coisa alheia para humilhar;
IV - perseguir;
V - discriminar;
VI - amedrontar;
VII - destroçar pertences;
VIII - instigar ou praticar atos violentos, inclusive utilizando-se de meios tecnológicos e ambientes virtuais.
Atividades de Ampliação
1. Acesse aos links abaixo e assista aos vídeos sobre “Bullying”
2. Faça um comentário sobre o Bullying. É possível evitá-lo? O que fazer?
Sugestão
Assista ao filme abordando o tema Bullying: “Meninas Malvadas”
Veja no link abaixo o trecho do filme.
46 comentários:
O Bullying é um caso muito sério. As pessoas quando sofrem Bullying, ficam muito tristes, em silêncio, pois os praticantes de Bullying obrigam as pessoas a ficarem quietas, para ninguém descobrir o que fizeram com elas, pois se o sofredor de Bullying contar a alguém, ela poderá apanhar mais e mais, e são ameaçadas até de morte.
As pessoas que praticam o Bullying só podem ser doentes, pois isso não é para uma pessoa normal. Eu não gosto de quem pratica o Bullying, e quem gosta?
Se eu sofresse Bullying, eu imediatamente pediria ajuda aos meus pais, aos amigos e até a polícia, eu não ficaria quieto. Eu pediria ajuda, pois em muitos casos há morte para aqueles que ficam quietos, não pedem ajuda, aí eles ficam muito chateados, e até se suicidam.
Portanto, a dica que eu dou é que não fiquem quietos, procurem ajuda, pois o Bullying tem solução.
A denominação bullying é meio novo no Brasil, a lei que proibe o bullying tem apenas 2 anos e o país está abraçando essa ideia...
Como no texto diz que na escola acontecem muitas coisas, lugar de fazer amigos e crescer juntos e além de estudos os alunos conversam, riem e brincam juntos. na escola também há BULLYING e na Internet existe o CYBERBULLYING que prejudica os internautas.
=D
O bullying hoje em dia esta cada vez mas difícil de evitar. Na maioria das vezes é banalizado e visto como brincadeira de criança que pode causar muitos traumas como: problemas de saúde, medos, dores, ansiedade e até suicidios. O bullying acontece nas escolas, em redes socias, nas festas, em vídeos e brincadeiras maldosas. Podemos evitá-los falando para os pais, para os amigos, para os professores e a direção da escola.
Se todos unirem contra o bullying, evitaremos xingamentos, brigas e vários tipos de agressões que trazem traumas profundos a pessoas que sofrem com o bullying.
Bullying
Uma lei nova, pouco mais de 2 anos atuando no Brasil, mas que todas as escolas já conhecem. Muitas coisas de bullying ocorrem em ensinos fundamentais, nas faixas das idades dos jovens de 13 a 15 anos, principalmente.
Geralmente quem sofre bullying são pessoas inteligentes que ficam quietas, ou emos, pessoas que se vestem diferentes...
Para acabar com o bullying a hora de parar é agora. Se você conhece alguém que está sofrendo, denuncie, porque a pessoa que sofre bullying não tem coragem de denunciar.
Até o próximo comentário!
Ao estudar sobre o Bullying, podemos perceber que apesar de ser um assunto novo, o Bullying é um assunto muito sério. O Bullying é difícil de combater mas não é impossível. Com o apoio das familias dos alunos e com o apoio da escola poderemos acabar com esse tipo de violência que traz tanto sofrimento para a pessoa e seus familiares.
Sim, é possível evitar o bullying.
Mas para isso acontecer também é preciso falar sobre esse assunto nas escolas, com mais palestras, conversas, debates. Todos os professores poderiam comentar, explicar e aconselhar que o bullying não é uma boa.
Mas ao invés disso, eles na verdade só falam uma vez ou duas na sala. Se algum dia você perguntar para um aluno o que é bullying ele ou vai falar que não sabe ou vai explicar errado.
Até hoje só se ouve falar de pessoas que sofrem bullying, mas quem comete, ninguém fala. Nós temos que ver pelo lado do outro, ele pode estar cometendo o bullying porque em casa recebe uma educação parecida ou não tem quem dê educação para ele. Essas pessoas devem sofrer também por ser acusado de uma coisa que ele não sabe o que é e as vezes ele pode até saber, mas pensa que é engraçado, que é divertido. Eu acho que devemos falar com essas pessoas, aconselhá-las a não fazer isso, pois essa pessoa que ele está maltratando pode estar pior do que ele.
Professores, vamos falar mais sobre esse assunto, tenho certeza que isso vai poupar a vida de alguém.
Sim. Pois o bulliyng pode ser comunicado aos professores e a direção para que eles tomem providências. Em festas, rede sociais, ou no dia-a-dia se você sofrer bulliyng pode ser denunciado numa delegacia, você poderá até receber uma indenização ou seu agressor pode ser processado e até preso.
Na escola quem comete bulliyng pode ser até expulso, depende da gravidade do ato que ele fez.
Denuncie antes que vire bullycidio
O bullying é um assunto muito sério. Ele causa traumas muito profundo na vítima. Um dos lugares com maior risco que ele pode ocorrer é, sem duvida, na escola, onde é um lugar para fazer amigos e se divertir, mas que em muitas vezes isso não ocorre. Os efeitos que o bullying causa são muito graves, levando a vítima a depressão e ao próprio suicídio. Mas com certeza ele pode ser evitado. Um dos primeiros passos é a relação dos pais com os filhos, perceber como o filho se comporta é muito fundamental.Também é muito bom ter amigos e nunca ficar sozinho.
Bullying:
Uma brincadeira? Não, nem chega perto disso... E se for uma brincadeira é de muito mau gosto! Isso não é de hoje, é de muito tempo atrás, mas foi considerado proibido há poucos anos no Brasil!
Xingamentos, zoações, humilhações, tudo que possa ofender o outro pode ser considerado bullying. Ainda mais coisas que mexem com o psicológico das pessoas, não podemos esquecer que isso não afeta só o presente, mas também o futuro dessas pessoas.
Se todos denunciassem o bullying, ajudaria muito, com certeza essa realidade de sofrimentos e maus tratos acabaria...
Então vamos denunciar para que isso não vire mais uma modinha!
Aluna:Daniely Caroline.
O bullying é um assunto muito sério. Quem sofre bullying deve denunciar às pessoas mais velhas.
Se você sofre bullying na escola, denuncie a algum professor ou diretor.
A hora de falar sobre o bullying é agora.
Siga essa ideia!
Oi Erica!
Gostei do teu comentário, amiga. É verdade, o bullying pode ser difícil de combater, mas não é impossível impedir que outras pessoas sofram esse terror que causa um trauma muito profundo na vítima.
Thais Queiroz
Olá Daniely!
Eu li o seu comentário sobre o Bullying e percebi que nós pensamos da mesma forma, pois eu também acho que o Bullying é um assunto sério e que não devemos ter medo de denunciar.
Beijos de sua amiga Érica.
Friends Forever!!!
Boa tarde Milena!
Vi seu comentário e achei muito interessante... Pois lá você relata que é muito importante falar sobre o bullying em escolas e eu concordo plenamente, pois é um assunto muito sério. E que por mais que faça parte do nosso dia-a-dia, algumas pessoas não sabem ao certo o que realmente é o bullying. E quando você fala que nós só ouvimos falar de quem sofre o bullying é verdade, pois as pessoas se preocupam tanto em cuidar de quem sofreu, que esquecem de fazer algo a quem cometeu. Se esquecem também de saber o porquê essa pessoa está fazendo isso, porque como você mesma disse, ele pode não saber que está cometendo o chamado: bullying! E se os professores pelo menos lerem o que você escreveu, tenho certeza que vai sim, poupar a vida de alguém.
Parabéns pelo seu comentário!
Abraços!
Amanda
Oi Amanda, boa tarde!
Suas palavras me fizeram refletir um pouco mais sobre como o bullying pode afetar no futuro das pessoas.
Outra coisa que eu gostei muito no seu comentário foi que você também acha que essa lei deveria ter sido feita há muito tempo atrás, mas é melhor fazer tarde do que nunca. E denunciar o bullying é que deveria virar uma modinha e não cometer, você também não acha?
Vamos denunciar antes que vire uma modinha como você mesma disse.
Parabéns pelo seu comentário!
Milena
Aluna: Diana karolyne
O bullying significa atormentar, zoar, perseguir, humilhar.O bullying pode ser evitado se a vítima denunciar a agressão para a direção ou para seus professores. Geralmente as vítimas tem medo ou vergonha de denunciar a agressão. Então a denuncia pode ser feita por um amigo. O bullying não e só uma agressão física mas também verbal. Às vezes até pela internet, então a agressão passa a se chamar cyberbullying.
Oi, Erica!
Vi seu comentário e achei a mais pura verdade!
E como você mesma disse, o Bullying é sim um assunto muito sério, mas isso não significa que é impossível combater. Uma pessoa que sofre bullying tem que ter apoio das outras pessoas sim, família, amigos, escola, etc.
Com poucas palavras você disse tudo que eu queria dizer.
Parabéns!
Amanda
Boa tarde,Érica!!!
Colega,na minha opinião o seu comentário sobre o bullying,esta super correto.
Pois lá você diz que o assunto é novo,mas é sério,e que essa violência,que é o bullying,deve acabar.
Bjs e abraços de sua amiga Daniely.
Oi, Erica!
Gostei muito do seu comentário pois reflete toda a verdade em poucas palavras.
O bullying pode ser combatido com muita conversa como você disse.
Parabéns pelo seu comentário!
Milena
Olá,Thais, uma boa tarde!!!
Gostei da forma que falou sobre o bullying isso porque você detalhou tudo que acontece com as vitimas do bullying.
Bjs e abraços de sua amiga Dany.
Boa tarde Thaina!
O bullying ter que ser falado sim, para os amigos, para os seu professores e o diretor da sua escola. Hoje em dia há muitas festas e redes sociais que está acontecendo bullying. Temos que denunciar as pessoas que fazem bullying. Se você foi vítima ou viu alguém sendo agredida, denuncie porque isso é muito grave.
Um abraço do seu amigo Evanderson ;D
Boa tarde, Diana!
Concordo com o que você diz, que os amigos devem ajudar uns aos outros, principalmente se for o caso de bullying. Muitas vezes a vítima tem medo de denunciar então, é a hora de um amigo ajudá-lo.
Abraço de sua amiga Thais
Olá Thaís!
Eu gostei do seu comentário. pois você fala sobre a importância da amizade pra combater o Bullying. Eu concordo com você, que devemos ter bons amigos, principalmente se for igual a você.
Beijos de sua amiga Érica.
friends forever!!!
Olá querida amiga Thais!
Gostei muito do seu comentário sobre o assunto bullying. Destacou as consequências do bullying, é muito importante que as pessoas saibam o que uma simples brincadeira ou apelido pode causar em uma pessoa, ah e também o relacionamento entre pais e filhos.
Boa tarde
Diana karolyne
Oi, alunos!
Fico contente em saber que vocês estão interagindo no meu blog.
Que bom que vocês estão contribuindo com seus comentários sobre o "Bullying", assunto tão presente nas nossas escolas.
Muito obrigada!
Abraços!
Profª Verinha
Olá!Eu sou Ana Paula Krenchinski, uma aluna da 6ª série da Escola Estadual Do Campo Zulmiro Trento-Novo Herizonte.A Professora Janete Coimbra está nos esinando tudo sobre o Bullying.
Eu penso que o Bullying é uma bobeira,que pessoas que não tem o que fazer, e ficam fazendo piadinhas dos outros.
Pessoas que sofrem Bullying devem procurar a ajuda de alguem de confiança com um professor, um funcionario escolar,um colega,ou mesmo seus pais.De preferencia a um adulto(seus pais),que eles saberão o que fazer.
Pessoas que sofrem Bullying podem ficar agressivas,podem não se alimenta, ter medo de ir a escola e à casa de um colega.
Escola é lugar de fazer amigos, não de ficar fazendo bobeira dos colegas.
Bullying é uma prática que deve ter um fim hoje, agora, nesse segundo.
Milhares de pessoas inocentes sofrem Bullying a cada minuto.O Bullying é uma coisa indiota (me desculpe pelo palavrão). Na verdade o Bullying e o agressor que são indiotas(me desculpem denovo).Ficam ai zoando dos outros.Será que eles não tem nada a fazer.
Bullying tem Solução procure ajuda.
Beijos
Olá, eu sou a Taís, estudo na escola Estadual do campo Zulmiro Trento em Novo Horizonte, interior de Marechal Cândido Rondon. Sou aluna da professora Janete Coimbra e estamos estudando sobre o bullying. Eu acredito que quem pratica esse crime é uma pessoa agressiva e não tem noção do que está fazendo ao humilhar outra pessoa. E que na escola não é lugar de praticar o bullying pois e um lugar de praticar harmonia e não de brigas.As pessoas que sofren o bullyuing deve procurar uma pessoa de sua confiança para comtrar o que esta acontecendo com ela. Em nossa escola não sofremos Bullying pois vivemos em armornia.E para acobarmos com o Bullying devemos todos viver a amizade.Mas temos certeza que var demorar para acabar o Bullying.E para acabar o bullying devemos dizer: diga não ao Bullying e sim a paz.
Acredito que o bullying é uma ação covarde de alguém que quer se aproveitar da fragilidade de outro e se divertir as custas da tristeza das pessoas.Eu sou vanessa aluna da escola estadual Zulmiro Trento e a cada dia eu aprendo com a minha professora as dores e as tristezas de uma pessoa que sofre bullying.Mas por que o bullying tem que existir? por que as pessoas não conseguem se respeitar?por que fezer pessoas inocentes sofrer. Se você conhece uma pessoa que sofreu bullying peça a ela que conte sua historia e reflita e a partir desse dia espero que comece a pensar com o coração ...
Eu acho o bullying um assunto muito serio, pois as pessoas brincam um com a cara do outro mais isso e muito serio pois tem casos de pessoas que nao querem ir a aula,suicidio e ate traumas e isso esta ficando muito mas frequente do que imaginanamos, os praticantes de tudo isso nao devem ter noçao do que e isso pois ela sao humilhadas na frente de todos e isso deve orrivel para essa pessoas.
a nossa turma do sexto ano esta estundo sobre isso e a gente ver muitos casos que orrivel de pessoas que contam para os pais e eles nao acredita nos filhos e ele sofrem muito ate os pais descobrir oque eles teva tentando deizer era verdade.
Na minha escola nunca teve caso de bullying pelo fato de ser uma cidade pequena e nao tem muitas pessoas isso nao acontece aqui todos nos se entendemos e somos muito amigos.
gostaria muito que todos se concientizasse de que isso e um assunto muito serio e que as pessoas sofrem muito com serio.
Olá meu nome é Stéfane
Bullying,muitas vezes começa ser praticado como uma brincadeira, mas depois a pessoa começa pegar "gosto" em praticar, eu acho que pode se tornar uma doença.Mas as pessoas q sofre o bullying nao a acham a minima graça,ela sao quietas, sao timidas,e muitas vezes se isolam.... ENTAO SE VOCE E UM PRATICANTE DO BULLYING ISO nÃO tem a menor grasa. Eu estudo numa escola pequena e isso nao é normal por aqui, mas eu sei a realidade das escolas grandes sao ofensas toda hora, mas espero que essas pessoas que praticam o bullying se concientizam e parem com isso porque nao tem a menor grasa....
Sou Ilizandra aluna do 7º ano da escola estadual Zulmiro Trento de Marechal Cândido Rondon e a Professora Janete esta nos ensinando sobre o bullying.E eu aprendi que quem pratica o bullying é uma pessoa que geralmente tem uma vida boa, ten tudo oque qué, vive só na frente do computador ou fica pensado em besteiras.Dai na escola eles ficam tirando saro de quen não ten computador,eles ficam chamando ele de pobre...
Passado um tempo eles começão à fazer outras coisas(como bater, santagear...).
DATA:11-11-11-
Eu acho o bullying um assunto muito serio, pois as pessoas brincam um com a cara do outro mais isso e muito serio pois tem casos de pessoas que nao querem ir a aula,suicidio e ate traumas e isso esta ficando muito mas frequente do que imaginanamos, os praticantes de tudo isso nao devem ter noçao do que e isso pois ela sao humilhadas na frente de todos e isso deve orrivel para essa pessoas.
a nossa turma do sexto ano esta estundo sobre isso e a gente ver muitos casos que orrivel de pessoas que contam para os pais e eles nao acredita nos filhos e ele sofrem muito ate os pais descobrir oque eles teva tentando deizer era verdade.
Na minha escola nunca teve caso de bullying pelo fato de ser uma cidade pequena e nao tem muitas pessoas isso nao acontece aqui todos nos se entendemos e somos muito amigos.
gostaria muito que todos se concientizasse de que isso e um assunto muito serio e que as pessoas sofrem muito com serio.
Jardel Miguel Ruhoff Hirt
Eu acho que o bullying é uma forma do agressor intimidar os outros e
fazer regras e se elas não forem
cumpridas a pessoa apanha·doca
O Bullying e uma agressão que machuca muito,eu ja sofri Bullying eu sofri muito.
As pessoas que sofrem bullying ficam muito tristes,isoladas,em silÊncio.
Muitos agressores pedem para as vitimas não contar o acontecido porque vão apanhar de novo.
Eu pesso que quem é vitima procure alguém de sua confiança e conte não deixe passar em branco.
Se voçÊ deixar e deixar vai sofrer sempre conte.
Jean felipe Krein
Escola Estadual Zulmiro Trento
Olà meu nome e Carolina o bullying e uma agresão feita com os alunos eles ficam sem falar nada, eles fazem piadinhas infelizes, ficam gozando da cara do aluno(a).A pessoa que sofre bullying nao acha a minima graça ou seja etc...eu estudo aqui em Novo Horizonte no interior de Marechal Cândido Rondon aqui è muito dificil acontecer essas coisas como os pais e filhos ficam nessa historia?Então para com o bullyng ele pode machucar vàrias pessoas como os aunos de vàrias escolas isso não tem a menor ou a maior graça........
JOSE LUIZ DE PAULA MATIAS
EU ACHO QUE O BULLYING É UMA COISA QUE NÃO DEVERIA SER FEITA PORQUE FAZ MUITAS PESSOAS SOFREREM.NA MINHA ESCOLA NÃO TEM AGREÇOES,EU ACHO QUE DEVERIA SER ASSIM EM TODAS AS ESCOLAS.
Lucas Andrade Amorim
EU ACHO QUE O BULLYING É COISA SÉRIA NÃO É BRINCADEIRA.
Meu nome é Estéfani a professora Janete coimbra ensinou sobre o Bullying.
Bullying é uma coisa muito feita que tenque ter fim
CLEDEMAR
Sou Cledemar, tenho 14 anos, não gosto do bullying porque machuca as pessoas sofredoras desse mal, e por isso tem pessoas que se aproveitam e maltratam os alunos que não têm nada a ver com a situaçao e por isso as pessoas sofredoras não podem contar se não apanham ou são juradas de morte.
meu nome é Jéssica Caroline Teixeira tenho 12 anos estudo na escola estadual Zulmiro trento,estou na 7 série aqui na minha escola já ocorreu um caso de bullying.Eu acho que bullying é coisa séria,pois em casos há morte.Se eu sofresse bullying eu falaria a polícia,aos meus amigos e principalmente aos meus PAIS.A dica que eu daria é que nao fique quietos procurem muita ajuda de alguém ,reflitam sobre isso
bullying tem SOLUÇAO,abraços!!
Olá meu nome é Débora Aline teixeira tenho 11 anos estou na 5 série na minha escola já ocorreu um caso de bullyig mas já passou.Eu estou horrorizada de ver pessoas se machucando pra quer fazer isso,para que se machucar?pessoas assim só podem estar doentes...Se eu sofreria bullying eu imediatamente pedia ajuda para meus amigos,a polícia e principalmente para minha FAMILÍA.
o conselho que eu daria era nao ficar quieto.BULLYING TEM SOLUÇAO.
Eu sou Taís Cristiane Michelson da cidade de Marechal Candido Rondon Pr
Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.
Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.
Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
No ambiente de trabalho, a intimidação regular e persistente que atinge a integridade e a confiança da vítima é caracterizada como bullying. Entre vizinhos, tal prática é identificada quando alguns moradores possuem atitudes propositais e sistemáticas com o fim de atrapalhar e incomodar os outros.
Falando especificamente do ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas criados para humilhar os colegas. O papel da escola é informar aos professores e alunos o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática – “prevenir é o melhor remédio”. A atuação dos professores também é fundamental. Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto.
Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. Em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais. Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e aluno - e a família.
Serviço de Orientação Educacional e Psicologia Escolar.
o bullying é a agressão fisica ao verbal sobre uma certa pessoa frequentemente, mas lembra-te que só pode ser considerado bullying se for de estatuto para estatuto, por exemplo: alunos para alunos, professores para professores, enfermeiros para enfermeiros, etc. Se for entre professores e alunos NÃO é bullying, é VIOLÊNCIA!!!!
A internete uma ferramenta que auxilia o praticante, do bullying porque eles conseguem atingir a vitima sem se expor.
abraços!!!!!!!!
Ola!! Estou gostando muito do blog estou aprendendo outra coisas sobre o bullying.
Bullyng
Trate-se de um problema mundial, encontrado em todos os lugares; onde existem relações interpessoais que vem sendo disseminado largamente nos últimos anos.
Segundo os especialistas, as causas desse tipo de comportamento abusivo são inúmeras e variadas.
Deve-se a carência afetiva, à ausência de limites e ao modo de afirmação e poder e de autoridades dos pais sobre os filhos, por meio de práticas educativas, que incluem os maus- tratos físicos e explosivos emocionais violentas.
As conseqüências para as vitimas são graves e abrangentes, promovendo no âmbito escolar o desinteresse pela escola, o déficit de concentração e aprendizagem a queda de rendimento e a evasão escolar. No âmbito da saúde física e emocional, a baixa na resistência imunológica e na autoestima, o stress, os sintomas psicossomáticos transtornos psicológicos, a depressão e o suicídio.
Acredito que nos professores podemos disseminar a paz, solidariedade, tolerância, respeito , justiça, e o amor; assim podemos esperar por uma sociedade mais equilibrada, justa e pacífica. Construir um mundo de paz é possível, para isso, deve-se primeiramente construí-lo dentro de cada um de nós, com amor e solidariedade.
QUAIS OS TIPOS DE BULLYING?
Verbal: chamar nomes, ser sarcástico, lançar calúnias ou gozar com alguma característica particular do outro (“gordo”, “caixa de óculos”,…)
Físico: puxar, pontapear, bater, beliscar ou outro tipo de violência física
Emocional: excluir, atormentar, ameaçar, manipular, amedrontar, chantagear, ridicularizar, ignorar
Racista: toda a ofensa que resulte da cor da pele, de diferenças culturais, étnicas ou religiosas
Cyberbullying: utilizar tecnologias de informação e comunicação (internet ou telemóvel) para hostilizar, deliberada e repetidamente, uma pessoa, com o intuito de a magoar
Postar um comentário